top of page

Blog Um Socorro à Meia Noite

5 séries e filmes que falam sobre relacionamento abusivo

Nem todo mundo que sofre um relacionamento abusivo, sabe que tá sofrendo um relacionamento não saudável. Muitas pessoas só se dão conta depois de muito tempo. Não é fácil identificar que se está em relacionamento assim, e quando se sabe é muito difícil de aceitar e romper.


Por isso, com o objetivo de esclarecer sobre o assunto, listamos 10 séries e filmes que apresentam relacionamentos abusivos para você ficar de olho nos sinais que um relacionamento assim reproduz. Bora lá!


1. MAID


Já assistiu a série Maid? Essa série é transmitida pela Netflix, se passa nos Estados Unidos e apresenta uma história de uma mãe solteira e sem rede de apoio, que precisa se sustentar e sustentar sua filhinha, ao sair de um relacionamento abusivo.


A série é ótima e esclarece bastante sobre violência psicológica.


2. La Casa de Papel

La Casa de Papel deu o que falar. Sua história cheia de aventura e suspense, existe um diálogo sobre violência doméstica que todo mundo deveriam assistir.


Mais especificamente no 4ª episódio, Raquel, personagem interpretada por Itziar Ituño, é uma mulher vítima de piadas misóginas. E apesar de ser uma mulher forte e bem-sucedida profissionalmente, Raquel, além de ter que ouvir diversas piadas misóginas, foi vítima de violência doméstica e denunciou o marido, mesmo sem provas concretas. É no 4ª episódio da série que a personagem fala sobre esse assunto e se desdobra em alguns outros, retratando a realidade de milhares de mulheres.


3. Cinquenta Tons de Cinza


Chocada? Pois é! Apesar de ter feito bastante sucesso, a trilogia Cinquenta Tons de Cinza só esclarece e reforça a romantização de um relacionamento abusivo, mascarado de fantasias sexuais e uma super dominação masculina apagando aos pouquinhos as características e gostos de Anastasia (Dakota Johnson).


A história nos faz refletir o quão difícil é lidar com um relacionamento assim, devido a naturalização desse modo por séculos.


4. Dormindo com o inimigo


Como o nome já diz, esse filme dos anos 90, fez um mega sucesso e fala sobre uma mulher que convive todo-dia com seu agressor. Julia Roberts é Laura Burney, uma jovem mulher casada com Martin (Patrick Bergin). Os dois vivem uma aparente vida perfeita, mas, por trás desse relacionamento de aparência, ela sofre violência doméstica. Quando Laura tenta sair desse relacionamento, ela forja a própria morte e vai tentar viver uma nova vida. E aí que a tensão começa, Martin desconfiado do que aconteceu, começa a ir atrás em busca de Laura. É tensão absurda!


5. Jéssica Jones

Uma série baseada na série de quadrinhos da Marvel, a série Jéssica Jones da Netflix apresenta a ex super-heroína, com um objetivo de reconstruir sua carreira como detetive em uma Nova York. Porém, um ex-namorado da protagonista volta à cena para atrapalhar todo esse processo e reconstrução da sua carreira. À medida que os episódios vão passando, conseguimos perceber que Jessica viveu um relacionamento abusivo, e que isso deixou marcas profundas na personagem.



bottom of page