top of page

Blog Um Socorro à Meia Noite

Autocuidado: qual a importância disso na sua jornada de cura?



Autocuidado é a palavra do momento, né migas? Mas sabe o que de fato é e qual a importância disso? Bem, como o próprio nome já diz, autocuidado é um conjunto de atitudes que cada pessoa faz para *CUIDAR* de si e assim gerar uma melhor qualidade de vida para si mesma. Essas atitudes consideradas autocuidado devem sempre estar de acordo com as suas metas de vida, objetivos, prazeres e interesses, beleza? Não existe uma regra, não tá escrito em pedra, pois o ideal é cada pessoa buscar e encontrar as maneiras próprias e que curtem para se cuidar.


Agora porque isso é importante na sua jornada de superação de um trauma?

Vamos lá!


Quando uma mulher sai de uma situação de violência, ou está no processo de sair, sua saúde mental, emocional e até mesmo física, ficam extremamente fragilizados e vulneráveis. Os estragos que uma violência gera são terríveis! Há perda de autoestima, autoconfiança, identidade e outros fatores. E é aí que entra a importância da prática do autocuidado.


Quando entendemos que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e o nosso poder de tomada de decisões, a jornada de superação fica um pouco menos difícil. O autocuidado é uma forma de praticar o amor próprio, ou seja, de se fortalecer e aumentar a capacidade de alcançar a superação de um trauma, vivenciar o que realmente você merece viver que é uma vida SEM violência e quem sabe depois ajudar outras pessoas.


Praticar o autocuidado na sua jornada de cura irá te fortalecer como mulher. Irá regar o seu interior, pois ele proporciona maior qualidade de vida, fortalecendo a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de tomar decisões diante dos desafios que vida a impõe como dizer tchau pra um relacionamento abusivo, ou enfrentar os altos e baixos que a jornada de cura nos impõe.


Ah! E vale lembrar que quando temos melhor qualidade de vida, isso diminui o sofrimento psíquico e o adoecimento físico, aumentando a sensação de bem-estar


Eaí, você já sabia disso? Você costuma praticar autocuidado? Bora praticar. #ficabem 🖤


bottom of page