top of page

Blog Um Socorro à Meia Noite

16 Atitudes de como recuperar a autoestima depois de ter sofrido um abuso

Atualizado: 17 de fev. de 2022

Você é uma sobrevivente de algum tipo de abuso? Sua autoestima foi roubada com violência sofrida? Por favor, então leia esse post. Separamos 16 dicas práticas de como recuperar a autoestima depois de ter sofrido algum abuso, seja ele: psicológico, moral, sexual, físico ou financeiro.




1. Pare de se culpar

Um dos principais motivos para uma baixa autoestima é o sentimento constante de culpa. E se não tratada, pode se tornar uma grande barreira no processo de cura. Independente do que aconteceu, nada justifica um abuso. Você JAMAIS teve culpa.


2. Se afaste das pessoas que não te compreendem e se aproxime das que te acolhem

Infelizmente existem muitas pessoas que não praticam empatia. E nesse momento é hora de se priorizar. Por isso, se possível, por determinado tempo se afaste de pessoas que te culpam ou que não acreditam em você, ou filtre o máximo possível do que é dito.


Já as que te entendem e te acolhem, se aproxime o máximo possível. Os amigos e familiares também podem desempenhar um papel importante na sua recuperação.


3. Dê um tempo nas redes sociais ou saiba filtrar o que vê

As redes sociais trazem muitos benefícios, mas por um outro lado elas trazem apenas recortes de realidade que não representam a totalidade daquilo que de fato existe. E isso pode ser um problema. Se afaste de perfis que te façam sentir mal.

4. Xô comparação!

Entenda que todos nós somos pessoas diferentes com características únicas que nos fazem ser quem nós somos. Você tem uma história única, cheia de experiências com dores e felicidades. Se comparar com outra pessoa é um erro e é uma barreira para se reconquistar a autoestima. Por isso, respeite a sua singularidade, o seu tempo e como seu corpo e mente reagem a tudo isso.


5. Eu ouvi: comida saudável? Isso mesmo!

Sim, eu sei… Esse é um dos momentos mais difíceis pra se pensar na própria alimentação, mas se possível procure consumir alimentos saudáveis. Uma boa alimentação pode trazer tanto um bem estar físico quanto psicológico. Evite alimentos com muito açúcar e junk food.


6. Pratique exercícios

Nada de pular esse post, ein?! Pois é sério hehe Experimente caminhar, correr, nadar, pedalar ou dançar. Não importa qual seja a atividade, apenas tente praticar algum exercício. Alguns benefícios de praticar exercício:

  • Ajuda a liberar o estresse, a ansiedade e as emoções reprimidas. Ele também ajuda a desviar a atenção dos pensamentos e memórias traumáticas.

  • Aumenta a confiança.

  • Ajuda a dormir melhor. Dentre outros sintomas, você pode ter problemas para dormir. Praticar atividade física praticamente vai acabar com esse problema.

7. Pratique o autocuidado

Tá na moda falar disso, mas é preciso e super importante. Cuide de si mesma com carinho, se olhe no espelho com a cabeça erguida, pois você é forte e pode vencer! Faça atividades que te fazem se sentir linda e bem com você mesma.


8. Passe mais tempo em meio a natureza.

Depois de viver um abuso, possivelmente você pode ter se tornado extremamente desconfiada. Passar um tempo na natureza pode te ajudar a reconstruir sua confiança na humanidade, sabia? Sons, cheiros e paisagens poderão te ajudar a revitalizar e alterar seu humor.


9. Seja mais compassiva com você mesma

Não foi dessa vez que conseguiu combater os flashbacks? Não deixe que uma recaída seja a razão para que você desanime.


10. Não generalize suas experiências

Não é porque algo aconteceu no passado que agora irá acontecer novamente. Tente reforçar isso para si mesma.


11. Seja sincera com você mesma

Não minta pra você mesma. Abrace suas fraquezas e suas forças. Busque melhorar o que é ruim e potencializar o que já é bom.


12. Agradeça e comemore cada vitória

Parece que não, mas agradecer e comemorar faz uma baita diferença. Quando notamos o bem que existe à nossa volta, como algo que aconteceu com a gente, ou com um passo conquistado de superação, isso nos impulsiona a seguir em frente.


13. Viva no presente

Eu sei, não é fácil… Somos uma geração mega ansiosa. Mas é super importante viver no agora. Não podemos mudar o nosso passado, e o futuro ainda não chegou, então o que podemos fazer nesse momento para ser mais confiante é viver no presente para que o amanhã seja diferente.


14. Ajude outras pessoas

Ajudar outras pessoas ajuda muito a recuperar a autoestima, pois traz um senso de utilidade. Procure ajudar projetos que ajudam mulheres, asilos, casas de crianças, orfanatos e outras instituições que precisam de trabalho voluntário.


15. Consuma conteúdos saudáveis e inspiradores

Procure ler um livro, ouvir um podcast, assistir uma série que te proporcione um conteúdo saudável. Há muitas histórias de sobreviventes de algum abuso que conseguiram superar o trauma e viveram uma vida feliz. Procure consumir conteúdos que te inspire e motive.


16. Procure fazer psicoterapia

Por último e não menos importante, para reconquistar uma autoestima após um abuso é super importante ter o acompanhamento de uma psicóloga para que ela te ajude a organizar e processar todos os sentimentos e pensamentos para que você não se sinta perdida, sozinha ou confusa em meio a tudo isso.


Você merece se priorizar agora e cuidar de si mesma. Reconquista sua autoestima


bottom of page