top of page

Blog Um Socorro à Meia Noite

Transtorno Estresse Pós Traumático - Toda vítima de violência sofre disso?



Você sabe o que é o famoso T.E.P.T.?

Talvez você já ouviu falar por aí, ou muito provavelmente por aqui, mas nunca explicamos como vamos explicar agora hehe


TEPT é uma sigla que significa transtorno estresse pós-traumático. Esse tipo de transtorno é distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sintomas físicos, psíquicos e emocionais causados por uma situação traumática que a vítima viveu ou presenciou, como por exemplo violência doméstica, aborto, brigas intensas, separação conjugal, algum tipo de acidente, doenças ou a morte súbita de alguém muito próximo.


Esse tipo de transtorno é muuuito comum, infelizmente. O TEPT atinge cerca de 2 milhões de pessoas só aqui no Brasil 😲


Ok, mas como acontece?

Isso acontece quando uma pessoa lembra da situação traumática como se tivesse vivenciando por aquilo novamente e daí sente a mesma sensação de dor e sofrimento que passou no passado. Isso que você acabou de ler é chamado de revivescência. Reviver uma situação traumático pode gerar uma série de sintomas - já fizemos um post aqui falando sobre isso inclusive - mas alguns exemplos, como: desespero, falta de ar, angústia, começa a suar muito, insônia, dor de cabeça, tontura, problemas de concentração, isolamento social e outros.


Toda vítima de violência sofre de TEPT?

A resposta é não. Nem todas as vítimas de violência sofrem de TEPT, maaas a situação traumática e as memórias que ficaram podem se manifestar com outros transtornos, como por exemplo transtorno do pânico e de ansiedade generalizada, depressão ou fobias específicas. Existem pessoas que acabam lidando melhor também com a situação vivida. Tudo depende de pessoa para pessoa.


O importante é analisar, e se perceber algum desses sinais e sintomas procurar ajuda pra que o quadro não se agrave. 🖤

bottom of page